sábado, 30 de janeiro de 2010
Redes Sociais
Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres entre si ou entre os seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao facto desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das ideias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.
As redes sociais são capazes de expressar ideias políticas e económicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento que proporciona a ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre a vida etc. as redes unem os indivíduos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objectivos que eles possuem em comum.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Tudo o que precisa saber para Criar um Blog
Para aprender como criar um blog é necessário conhecer o básico, de forma a compreender exactamente o que é e o que não é um blog.
Toda a Verdade Sobre Blogs
O blog é uma abreviatura inglesa de weblog, que significa um diário feito na internet. Uma pessoa que faz um blog é um blogger. Até aqui, não há grandes dúvidas.
Em termos um pouco mais técnicos saiba que um blog não é mais do que um tipo de site. Um blog é um site. No entanto, nem todos os sites são blogs.
Um blog é um site com uma estrutura especial, da mesma forma que o são os sites de comércio electrónico e os fóruns, que toda a gente conhece. Um blog é um software que se instala no servidor e que permite, a quem não tem conhecimentos de informática e programação, criar um site facilmente.
Grande Vantagem de Criar Um Blog
Qual é então a grande vantagem em criar um blog? Um blog está preparado para criar páginas com conteúdo de forma muito simples e rápida. Se utilizar um blog, não precisa de criar as páginas uma a uma para depois ter de juntar tudo num programa de edição de sites.
Quem quer criar um site de raiz, precisa:
• Conhecer HTML, que é a linguagem de programação para a internet. Além desta, existem muitas mais, como javascript, PHP, ASP, etc.
• Trabalhar com um programa que junta todas as páginas numa directoria que se transforma no website.
• Após desenvolver o site, é preciso utilizar um programa de FTP para enviar os ficheiros a um servidor.
Estes passos podem demorar semanas ou meses, porque o site tem de ser construído de raiz. No passado, a criação de sites só estava ao alcance de algumas pessoas. A alternativa era contratar profissionais para a sua construção.
Com um blog, todo este trabalho ficou simplificado. Depois de estar instalado, é tão simples como escrever um documento tal como num processador de texto e carregar no botão de publicar.
Explicação Simples de Criar Um Blog
Um blog não é mais do que um software que torna muito simples a criação de páginas e conteúdos para a internet.
Um blog convida a actualizações constantes, como por exemplo as suas actividades diárias ou comentários a notícias da actualidade. Pelo facto de serem sites virados para os conteúdos, os motores de busca (todos sabem o que é) gostam muito de blogs e dão-lhes muita importância. É mais simples aparecer nas primeiras posições do Google com um blog do que com um site feito de raiz, pelo menos para um principiante.
Estrutura de Um Blog
Um dos aspectos principais num blog é a sua estrutura, ordenada por data. Já deve ter reparado nos blogs que lê (como este) que todos os artigos têm a data em que foram escritos. Apesar de se poder retirar essa informação da página, a maior parte dos blogs tem esta característica, precisamente pelo facto de terem sido criados como diários on-line.
As páginas mais recentes aparecem destacadas na primeira página do blog, para que qualquer visitante consiga facilmente perceber que há novidades no site.
Criar Um Blog Pessoal ou Profissional
No início um blog era um diário pessoal, escrito principalmente por indivíduos que queriam partilhar as suas actividades diárias com amigos e familiares. Descreviam o seu dia como se de um diário se tratasse.
Com a melhoria das plataformas de blog, as empresas começaram a ver as potencialidades que este tipo de sites poderia trazer para o seu negócio. Começaram a aparecer blogs institucionais, que pretendiam criar comunidades à volta da empresa.
Alguns tipos de blogs incluem:
• Blogs pessoais
• Blogs profissionais
• Blogs sobre tópicos e nichos de mercado
• Blogs de ficção
• Blogs em mp3
Conhecer a Estrutura de Um Blog
Agora que já sabe que criar um blog é utilizar um software instalado no servidor, já sabe para que é que se utilizam os blogs, já conhece as vantagens de criar um blog, vai também conhecer a estrutura de um blog.
Um blog é ordenado cronologicamente, sendo os artigos mais recentes os primeiros a aparecerem na página inicial do blog.
Uma página do blog é chamada de post ou artigo. O blogger entra dentro da área de administração do seu blog, carrega no botão ‘new post’ e escreve o que bem entender. No final, só precisa de publicar o novo artigo e já está. Um blog proporciona uma rapidez de criação de conteúdos impressionante. É como escrever em qualquer editor de texto familiar. Além disso, pode adicionar outros elementos gráficos, como imagens, vídeos ou sons.
Sempre que criar um post, é criada uma nova página, com um link próprio, que pode ser divulgada e promovida na internet.
Arquivos
Os posts mais antigos vão desaparecendo da página inicial conforme você for criando novos posts. No entanto, não desaparecem. Continuam a ser acedidos através dos arquivos do blog. Qualquer pessoa que entre no seu blog, consegue ler todos os artigos que você escreveu desde o início. A estrutura em que está feito o blog permite isso facilmente.
A página inicial pode mostrar tantos posts como os que você entender. Pode ser apenas o mais recente ou ter dez ou vinte. É uma opção que tem no ecrã de administração.
Depois existem elementos que são colocados nas sidebars (as barras laterais do blog) que permitem aceder a qualquer conteúdo criado no passado. Certamente já viu os calendários que deixam seleccionar qualquer dia para poder ler os posts escritos nessa data.
Categorias
Os posts mais antigos são arquivados por datas ou por categorias. As categorias são elementos muito importantes na estrutura de um blog. Permitem agrupar posts relacionados.
Se tiver um blog sobre sites, pode ter uma categoria para cada tipo de site (fóruns, blogs, comércio electrónico, chats) e colocar todos os posts dentro da respectiva categoria.
Outros Elementos Dentro do Blog
Existem outros elementos que fazem parte da tradição dos blogs e podem ser utilizados por quem entender. Aqui fica uma pequena descrição de cada um deles.
Categorias do Blog
As categorias, como já vimos, permitem agrupar posts que façam sentido. Se entrar dentro de uma categoria, poderá ver todos os artigos escritos desde o início.
Blogroll
O blogroll é ainda muito utilizado em blog pessoais e significa uma lista de sites ou blogs favoritos do blogger. Se conseguir criar um blog interessante, talvez apareça no blogroll de outros bloggers.
Autor do Blog
Se existirem vários autores no blog, os posts são arquivados por cada um desses autores. Pode ver facilmente todos os posts escritos por um deles.
Permalink do Post
Os permanent links (ou links permanentes) são os endereços únicos de cada um dos posts. Se você colocar o endereço de um post no seu browser, vai aceder exclusivamente a esse post.
RSS do Blog
O link que permite subscrever o RSS do blog é utilizado por visitantes e leitores mais experientes. Permite que leiam os seus posts dentro de programas que agregam vários RSS e desta forma não precisam de visitar o seu blog para conseguirem ler o que escreveu.
O Google Reader é um dos sites que permite facilmente ler feeds RSS de blogs.
Comentários do Blog
Os comentários do blog são escritos pelos visitantes e utilizados para ter o feedback por parte dos seus leitores. São também importantes para incentivar conversas entre os vários leitores de um blog. É possível desactivar os comentários, se não tiver interesse nesta funcionalidade.
Trackbacks do Blog
Os trackbacks são links que podem ser utilizados por outros bloggers para comentarem os post em blogs exteriores. É um conceito um pouco mais complicado de compreender, que verá num dos próximos artigos.
Design dos Blogs
Como já vimos, um blog normal tem uma estrutura que coloca o último post no topo da página inicial. Depois, em termos de aspecto e design, existem templates criados por outros utilizadores, que podem ser instalados para que o blog fique com um aspecto mais apelativo para os seus visitantes.
Os templates dos blogs são páginas especiais que têm o aspecto e estrutura do site. Se não existissem os templates, cada blogger teria de criar o seu design, o que faria a criação de um blog uma tarefa monstruosa. Com um template, é só escolher e activar. Pode ficar com um site profissional em poucos minutos.
Existem templates gratuitos e templates profissionais que podem custar algumas dezenas de dólares, mas o seu custo é irrisório com o preço que teria de pagar a uma empresa de web design para ter um site ao seu gosto. Além disso, é possível fazer alterações aos templates que são carregados, mas já implica ter algum conhecimento de HTML, CSS e PHP.
Para um principiante, basta ter um template para conseguir ser dono de um blog de grande qualidade.
Serviços Para Fazer Um Blog Grátis
Esta é a forma mais simples e económica de criar um blog. Existem empresas que permitem a criação de blogs grátis, bastando inscrever-se nos seus serviços.
As duas empresas mais utilizadas são o Blogger.com e Wordpress.com.
Estas empresas dão-lhe espaço no servidor e um software para criar um blog gratuitamente. Não precisa de mais nada. Só tem de escolher um nome para o seu blog e começar a escrever.
No caso do Blogger, vai ficar com um endereço do tipo qualquercoisa.blogspot.com.
No caso do Wordpress, vai ser do tipo qualquercoisa.wordpress.com
O problema destes serviços é a sua limitação de funcionalidades. Não tem flexibilidade para levar o blog para o nível seguinte. A maior parte destes serviços nem sequer lhe deixa colocar publicidade sua.
Fonte: http://truques-dicas.com/como-criar-um-blog-o-basico/
Toda a Verdade Sobre Blogs
O blog é uma abreviatura inglesa de weblog, que significa um diário feito na internet. Uma pessoa que faz um blog é um blogger. Até aqui, não há grandes dúvidas.
Em termos um pouco mais técnicos saiba que um blog não é mais do que um tipo de site. Um blog é um site. No entanto, nem todos os sites são blogs.
Um blog é um site com uma estrutura especial, da mesma forma que o são os sites de comércio electrónico e os fóruns, que toda a gente conhece. Um blog é um software que se instala no servidor e que permite, a quem não tem conhecimentos de informática e programação, criar um site facilmente.
Grande Vantagem de Criar Um Blog
Qual é então a grande vantagem em criar um blog? Um blog está preparado para criar páginas com conteúdo de forma muito simples e rápida. Se utilizar um blog, não precisa de criar as páginas uma a uma para depois ter de juntar tudo num programa de edição de sites.
Quem quer criar um site de raiz, precisa:
• Conhecer HTML, que é a linguagem de programação para a internet. Além desta, existem muitas mais, como javascript, PHP, ASP, etc.
• Trabalhar com um programa que junta todas as páginas numa directoria que se transforma no website.
• Após desenvolver o site, é preciso utilizar um programa de FTP para enviar os ficheiros a um servidor.
Estes passos podem demorar semanas ou meses, porque o site tem de ser construído de raiz. No passado, a criação de sites só estava ao alcance de algumas pessoas. A alternativa era contratar profissionais para a sua construção.
Com um blog, todo este trabalho ficou simplificado. Depois de estar instalado, é tão simples como escrever um documento tal como num processador de texto e carregar no botão de publicar.
Explicação Simples de Criar Um Blog
Um blog não é mais do que um software que torna muito simples a criação de páginas e conteúdos para a internet.
Um blog convida a actualizações constantes, como por exemplo as suas actividades diárias ou comentários a notícias da actualidade. Pelo facto de serem sites virados para os conteúdos, os motores de busca (todos sabem o que é) gostam muito de blogs e dão-lhes muita importância. É mais simples aparecer nas primeiras posições do Google com um blog do que com um site feito de raiz, pelo menos para um principiante.
Estrutura de Um Blog
Um dos aspectos principais num blog é a sua estrutura, ordenada por data. Já deve ter reparado nos blogs que lê (como este) que todos os artigos têm a data em que foram escritos. Apesar de se poder retirar essa informação da página, a maior parte dos blogs tem esta característica, precisamente pelo facto de terem sido criados como diários on-line.
As páginas mais recentes aparecem destacadas na primeira página do blog, para que qualquer visitante consiga facilmente perceber que há novidades no site.
Criar Um Blog Pessoal ou Profissional
No início um blog era um diário pessoal, escrito principalmente por indivíduos que queriam partilhar as suas actividades diárias com amigos e familiares. Descreviam o seu dia como se de um diário se tratasse.
Com a melhoria das plataformas de blog, as empresas começaram a ver as potencialidades que este tipo de sites poderia trazer para o seu negócio. Começaram a aparecer blogs institucionais, que pretendiam criar comunidades à volta da empresa.
Alguns tipos de blogs incluem:
• Blogs pessoais
• Blogs profissionais
• Blogs sobre tópicos e nichos de mercado
• Blogs de ficção
• Blogs em mp3
Conhecer a Estrutura de Um Blog
Agora que já sabe que criar um blog é utilizar um software instalado no servidor, já sabe para que é que se utilizam os blogs, já conhece as vantagens de criar um blog, vai também conhecer a estrutura de um blog.
Um blog é ordenado cronologicamente, sendo os artigos mais recentes os primeiros a aparecerem na página inicial do blog.
Uma página do blog é chamada de post ou artigo. O blogger entra dentro da área de administração do seu blog, carrega no botão ‘new post’ e escreve o que bem entender. No final, só precisa de publicar o novo artigo e já está. Um blog proporciona uma rapidez de criação de conteúdos impressionante. É como escrever em qualquer editor de texto familiar. Além disso, pode adicionar outros elementos gráficos, como imagens, vídeos ou sons.
Sempre que criar um post, é criada uma nova página, com um link próprio, que pode ser divulgada e promovida na internet.
Arquivos
Os posts mais antigos vão desaparecendo da página inicial conforme você for criando novos posts. No entanto, não desaparecem. Continuam a ser acedidos através dos arquivos do blog. Qualquer pessoa que entre no seu blog, consegue ler todos os artigos que você escreveu desde o início. A estrutura em que está feito o blog permite isso facilmente.
A página inicial pode mostrar tantos posts como os que você entender. Pode ser apenas o mais recente ou ter dez ou vinte. É uma opção que tem no ecrã de administração.
Depois existem elementos que são colocados nas sidebars (as barras laterais do blog) que permitem aceder a qualquer conteúdo criado no passado. Certamente já viu os calendários que deixam seleccionar qualquer dia para poder ler os posts escritos nessa data.
Categorias
Os posts mais antigos são arquivados por datas ou por categorias. As categorias são elementos muito importantes na estrutura de um blog. Permitem agrupar posts relacionados.
Se tiver um blog sobre sites, pode ter uma categoria para cada tipo de site (fóruns, blogs, comércio electrónico, chats) e colocar todos os posts dentro da respectiva categoria.
Outros Elementos Dentro do Blog
Existem outros elementos que fazem parte da tradição dos blogs e podem ser utilizados por quem entender. Aqui fica uma pequena descrição de cada um deles.
Categorias do Blog
As categorias, como já vimos, permitem agrupar posts que façam sentido. Se entrar dentro de uma categoria, poderá ver todos os artigos escritos desde o início.
Blogroll
O blogroll é ainda muito utilizado em blog pessoais e significa uma lista de sites ou blogs favoritos do blogger. Se conseguir criar um blog interessante, talvez apareça no blogroll de outros bloggers.
Autor do Blog
Se existirem vários autores no blog, os posts são arquivados por cada um desses autores. Pode ver facilmente todos os posts escritos por um deles.
Permalink do Post
Os permanent links (ou links permanentes) são os endereços únicos de cada um dos posts. Se você colocar o endereço de um post no seu browser, vai aceder exclusivamente a esse post.
RSS do Blog
O link que permite subscrever o RSS do blog é utilizado por visitantes e leitores mais experientes. Permite que leiam os seus posts dentro de programas que agregam vários RSS e desta forma não precisam de visitar o seu blog para conseguirem ler o que escreveu.
O Google Reader é um dos sites que permite facilmente ler feeds RSS de blogs.
Comentários do Blog
Os comentários do blog são escritos pelos visitantes e utilizados para ter o feedback por parte dos seus leitores. São também importantes para incentivar conversas entre os vários leitores de um blog. É possível desactivar os comentários, se não tiver interesse nesta funcionalidade.
Trackbacks do Blog
Os trackbacks são links que podem ser utilizados por outros bloggers para comentarem os post em blogs exteriores. É um conceito um pouco mais complicado de compreender, que verá num dos próximos artigos.
Design dos Blogs
Como já vimos, um blog normal tem uma estrutura que coloca o último post no topo da página inicial. Depois, em termos de aspecto e design, existem templates criados por outros utilizadores, que podem ser instalados para que o blog fique com um aspecto mais apelativo para os seus visitantes.
Os templates dos blogs são páginas especiais que têm o aspecto e estrutura do site. Se não existissem os templates, cada blogger teria de criar o seu design, o que faria a criação de um blog uma tarefa monstruosa. Com um template, é só escolher e activar. Pode ficar com um site profissional em poucos minutos.
Existem templates gratuitos e templates profissionais que podem custar algumas dezenas de dólares, mas o seu custo é irrisório com o preço que teria de pagar a uma empresa de web design para ter um site ao seu gosto. Além disso, é possível fazer alterações aos templates que são carregados, mas já implica ter algum conhecimento de HTML, CSS e PHP.
Para um principiante, basta ter um template para conseguir ser dono de um blog de grande qualidade.
Serviços Para Fazer Um Blog Grátis
Esta é a forma mais simples e económica de criar um blog. Existem empresas que permitem a criação de blogs grátis, bastando inscrever-se nos seus serviços.
As duas empresas mais utilizadas são o Blogger.com e Wordpress.com.
Estas empresas dão-lhe espaço no servidor e um software para criar um blog gratuitamente. Não precisa de mais nada. Só tem de escolher um nome para o seu blog e começar a escrever.
No caso do Blogger, vai ficar com um endereço do tipo qualquercoisa.blogspot.com.
No caso do Wordpress, vai ser do tipo qualquercoisa.wordpress.com
O problema destes serviços é a sua limitação de funcionalidades. Não tem flexibilidade para levar o blog para o nível seguinte. A maior parte destes serviços nem sequer lhe deixa colocar publicidade sua.
Fonte: http://truques-dicas.com/como-criar-um-blog-o-basico/
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Web 2.0 na Educação
Sobre a Web 2.0 na educação… este tipo de ferramentas traz um enorme potencial para a educação, pois possibilita a interactividade, a socialização, a partilha e a colaboração online.
As ferramentas Web 2.0 destacam-se também pela inovação e originalidade, ou seja, por vezes o que diferencia uma ferramenta de outra não é apenas a tecnologia mas antes a ideia subjacente à ferramenta. A própria tecnologia, claro está, também evolui - o chamado beta constante.
Para quem tem interesse nesta matéria, fica aqui um repositório de ferramentas Web 2.0 para explorar e quem sabe utilizar: http://www.go2web20.net
Fonte:http://blog.ued.ipleiria.pt/2007/03/26/web-20-na-educacao/
As ferramentas Web 2.0 destacam-se também pela inovação e originalidade, ou seja, por vezes o que diferencia uma ferramenta de outra não é apenas a tecnologia mas antes a ideia subjacente à ferramenta. A própria tecnologia, claro está, também evolui - o chamado beta constante.
Para quem tem interesse nesta matéria, fica aqui um repositório de ferramentas Web 2.0 para explorar e quem sabe utilizar: http://www.go2web20.net
Fonte:http://blog.ued.ipleiria.pt/2007/03/26/web-20-na-educacao/
www.facebook.com - o que é o facebook?
O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, videos, links, notas etc. Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.
www.facebook.com
O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, videos, links, notas etc. Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.
www.facebook.com
Se não souber usar um determinado programa... Procure na Web!!!
Este video é um exemplo do que podemos encontrar na Web. Se não souber utilizar um determinado programa procure, pois vais encontrar ajuda!!!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
WEB 2.0
O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O'Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram manter-se através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0.
Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0
http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/Wikiescritacolaborativa.pdf
Web 1.0 VS Web2.0
Check out this SlideShare Presentation:
Apresentacao Web2.0
View more presentations from Luiz Paulo dos Prazeres Júnior.
Assinar:
Postagens (Atom)